Não. A Junta Local se pauta pelos princípios elaborados conjuntamente pela nossa comunidade e que estão descritas na nossa Carta de Valores e Princípios. Temos um compromisso com a rastreabilidade e transparência, uma relação de intenso cuidado com processos de produção, o preço justo e a qualidade dos produtos e ingredientes. A Junta Local requer que os produtores que utilizam a designação "orgânicos" sejam certificados pelas entidades competentes como determina a lei. No entanto, apesar de ser muito recomendável, este não é um requisito para ser selecionado pela nossa curadoria, pois os critérios que utilizamos se estendem a outros aspectos não contemplados pelo processo de certificação orgânica.
A Junta Local se sustenta através de contribuições de seus "ajuntados". Existe uma mensalidade com valor fixo e uma taxa percentual de participação pelas vendas da feira e Sacola da Junta. Ambas são definidas em conjunto e se pautam pela proposta de que a Junta Local seja uma plataforma independente e de custo baixo, permitindo autonomia em relação às suas decisões e, do ponto de vista econômico, um retorno acima do mercado para seus produtores e ao mesmo tempo possibilitando maior acesso a produtos por preços justos para quem come.
A Junta Local está focada em consolidar sua comunidade e consolidar suas plataformas no Rio de Janeiro e não temos planos de "expansão" no curto prazo. Por outro lado, queremos incentivar que iniciativas com o mesmo propósito que o nosso surjam em todo Brasil. Estamos sempre dispostos a compartilhar a nossa experiência. Se quiser saber mais, escreva para comunidade@juntalocal.com.
A nossa Sacola da Junta é uma plataforma facilita a venda direta entre produtores e consumidores. Fazemos isso selecionando e agregando informações sobre produtores, e oferecendo uma plataforma tecnológica e sistema de logística(entregas em pontos de retirada) colaborativo. A Junta Local não compra e revende produtos, tampouco possui produtos em estoques e faz vendas de acordo com pedidos. Essa característica dá autonomia ao produtor para definir o preço final oferecido.
Além de falar com os nossos produtores nas feiras, você pode encontrar perfis com mais informações da maioria deles através da sessão Quem Faz. Cada perfil contém dados para o contato direto. Por conta do processo de atualização, é possível que algumas informações possam estar um pouco defasadas.
Assine o nosso informativo por e-mail e siga nossas redes sociais.
Ótima notícia! Envie um e-mail para nós no feira@juntalocal.com. Esperamos que vire uma boa parceria.
Sim, fale conosco através do e-mail contato@juntalocal.com.
Pensamos que não iria perguntar. Leia nossa revista. Desenvolvemos textos e conteúdos relativos à alimentação e a nossa comunidade. Em breve com novas atualizações. Se quiser receber um aviso, cadastre seu email para receber nossos informativos.
A Junta Local é uma comunidade que reúne produtores de diversos perfis: pequenos agricultores orgânicos e agroecológicos, produtores artesanais, fazedores culinários, chefs experientes, coletivos e cooperativas. Queremos facilitar a vida do pequeno produtor, mas a nossa plataforma demanda participação e engajamento. Cada um por todos e todos por um.
Nos preocupamos muito com a comida gostosa e criativa. Também queremos fugir da mesmice, estimular no campo o cultivo de novas variedades e a criatividade do fazedor culinário.
Mas acima de tudo, o importante é se identificar com nossa missão e valores, ter paixão por fazer comida boa e querer se somar ao movimento. A plataforma é aberta para todos, mas às vezes, nossa capacidade de integrar novos produtores é limitada.
Para fazer parte da Junta Local e assim participar de suas plataformas - a feira e a Sacola da Junta é primeiro preciso passar por um processo de curadoria para verificar se sua proposta está em linha com os princípios da Junta Local. O "ajuntamento", como gostamos de falar, acontece quando temos espaço e um produtor é aprovado pela nossa curadoria.
Para se "ajuntar" o primeiro passo é preencher o nosso formulário. A partir das informações prestadas daremos um retorno. Se a proposta for boa e alinhada com os princípios da Junta Local chamaremos você para um bom e velho bate-papo.
Um grande número de interessados em participar da Junta Local preenche o nosso cadastro. Por conta desse grande volume nem sempre conseguimos responder rapidamente. Se ainda não recebeu uma resposta, espere mais um pouco pois buscamos dar um retorno a todos.
Veja o tópico "Como a Junta Local se sustenta".
A Junta Local reúne produtores de diversos perfis: pequenos agricultores orgânicos e agroecológicos, produtores artesanais, fazedores culinários, empreendedores, coletivos e cooperativas. É importante que seu produto seja bom e feito com cuidado. Mais do que isso, queremos comida boa que também seja criativa, fuja da mesmice e valorize o sazonal. A revolução não será feita com brigadeiros, brownies e burguers. Participar da Junta Local também demanda participação e engajamento nas nossas atividades. Cada um por todos e todos por um. É importante que os ajuntados se identifiquem com os princípios e valores da nossa Carta e tenham paixão pela comida e possibilidade de transformação pessoal e coletiva que ela apresenta.
O principal foco da Junta Local é a comida e os processos ligados a ela. Desse modo, a curadoria apenas eventualmente abre espaço para produtores com outros perfis quando suas propostas dialoguem com o universo da agricultura ou da comida.
No momento a Sacola da Junta segue como principal plataforma e ferramenta entre você e nossa comunidade de produtores.
Os produtores/expositores que participam da feira são todos "ajuntados" isto é passaram pelo nosso processo de curadoria e participam de forma regular das nossas plataformas. Em cada feira buscamos fazer uma seleção variada de produtores para que o público possa fazer a sua "feira" de verduras, legumes, pães, queijos, conhecer novos produtos e também comer na hora e expandir seus horizontes gastronômicos. Os produtores nem sempre são os mesmos. Para saber com antecedência quais serão os produtores presentes, siga nossas mídias sociais. Buscamos sempre anunciar a lista de produtores alguns dias antes da feira.
Feira é feira, faça chuva ou sol. Adiamos ou cancelamos feiras apenas quando a previsão de tempo for de chuva ou tempestade muito acima da média. Adiamentos ou cancelamentos são informados com até 48 horas de antecedência.
Sim, o perfil dos produtores da Junta Local significa que muitos dos produtores são produzidos em pequena escala. Portanto, é possível que em feiras muito movimentadas certos produtos acabem antes do final de feira. Comida boa e grande quantidade nem sempre são sinônimos.
A alocação das barracas na feira é feita apenas para produtores "ajuntados", isto é, aqueles que passaram pelo processo de curadoria na Junta Local e se comprometeram com os princípios da nossa comunidade. Para participar da Junta Local como um todo, existe uma mensalidade com valor fixo e uma taxa percentual de participação pelas vendas da feira e Sacola da Junta.
A Junta Local está focada em consolidar seu circuito de feiras fixas, em espaços públicos. No entanto, estamos sempre abertos a propostas, desde de que em sintonia com nossos valores. Para conversar sobre este assunto, escreva para o feira@juntalocal.com.
As feiras são diversas e buscamos misturar produtores de várias áreas para que você possa alimentar a sua despensa e comer bem.
Para cada feira tentamos anunciar com a maior antecedência possível os produtores participantes nas nossas mídias sociais.
A Junta Local está seguindo um rigoroso protocolo para minimizar qualquer risco associado ao COVID-19. Não apenas tomamos medidas para minimizar todo risco de contaminação, mas estamos preocupados com a saúde de todos envolvidos na nossa cadeia, dos produtores, até os entregadores, passando pela equipe que trabalha para realizar nossas entregas. O protocolo envolve o monitoramento de sintomas, o uso de Equipamentos de Proteção Individual e rotinas de limpeza e desinfecção de materiais usados.
Além disso, fazemos algumas recomendações a você comprador para fazer parte deste esforço:
- Deixaremos, preferencialmente, a entrega na portaria do seu prédio. (Não havendo portaria ou sendo uma casa, é importante que o pedido seja recebido na porta ou térreo do prédio).
- Evite ao máximo que o entregador circule pelas dependências comuns.
É importante que os produtores tenham autonomia e na nossa plataforma são eles que decidem, podendo oferecer produtos de acordo com fatores como capacidade de produção, sazonalidade e ritmo de trabalho. Buscamos fazer uma curadoria de modo que tenhamos sempre uma oferta diversificada, porém nem sempre todos os tipos de produtos estarão disponíveis. Comprar local é assim!
Fazemos de tudo para que sim! No entanto, comprar local significa comprar de pequenos produtores suscetíveis a variações climáticas e outras questões de produção que podem afetar sua capacidade de entrega. Por exemplo, se chove muito na Serra, a colheita e entrega de folhas pode ser prejudicada.
A oferta de produtos é feita de acordo com uma previsão de entrega dos produtores e não com base num estoque. Isso permite que os produtos cheguem até você diretamente e com mais frescor. Caso sejamos notificados de um problema de entrega antes do final do prazo de pedidos, entraremos em contato. Caso falte algum item, iremos providenciar o estorno do valor da compra referente ao item direto no cartão de crédito do comprador.
Caso a Sacola da Junta ainda esteja aberta, você pode nos enviar um e-mail sacolavirtual@juntalocal.cominformando e solicitando o cancelamento da entrega. Faremos o estorno no valor da sua compra no cartão de crédito em que ela foi realizada. Caso a Sacola da Junta já esteja fechada, pedimos entre em contato através do e-mail ou do nosso telefone de atendimento (21) 98462-2799, para que possamos buscar uma solução.
Envie um email para sacolavirtual@juntalocal.com para relatar o problema. Caso algum item tenha faltado ou tenha chegado danificado iremos providenciar o estorno do valor da compra referente ao item direto no cartão de crédito do comprador. Também fique à vontade para fazer críticas e sugestões em relação aos produtos. Estamos sempre buscando, em parceria com você e nosso produtores, aperfeiçoar a nossa plataforma e nossos processos de produção.
Lembramos que cada pedido é acompanhado por uma folha de conferência e um QR Code através do qual é possível acessar um formulário de avaliação para todos os compradores. Estes formulário também é enviado por e-mail. É possível relatar problemas através destes canais também.
Aceitamos pagamentos com cartão de crédito e também via PIX (com desconto de 2.5%). E estamos trabalhando para ampliar as modalidades de pagamento para que você tenha maior liberdade na hora de fazer seu pedido e para que o máximo possível do valor gasto vá para o bolso de quem produz.
Infelizmente nosso site ainda não tem uma funcionalidade desenvolvida para garantir créditos para a próxima compra. Estamos trabalhando nisso, mas por enquanto o estorno é a nossa única opção.
Como recebemos todos os produtos de acordo com os pedidos feitos, quando falta algum produto seja por erro ou por não entrega por parte do produtor, não há disponibilidade para substituição.
Em seu próximo pedido, pedimos que devolva sua sacola ao entregador ou deixe na portaria avisando ao porteiro sobre a devolução. Iremos higienizá-la e reutilizá-la evitando dessa maneira a produção de mais sacolas.
Para fazer parte da Junta Local e assim participar de suas plataformas - a feira e a Sacola da Junta é primeiro preciso passar por um processo de curadoria para verificar se sua proposta está em linha com os princípios da Junta Local. O "ajuntamento", como gostamos de falar, acontece quando temos espaço e um produtor é aprovado pela nossa curadoria.
Veja o tópico "Quero fazer parte da Junta Local".
Caso queira nos enviar sugestões, críticas ou elogios, nosso e-mail é contato@juntalocal.com. Somos uma equipe pequena, por isso podemos demorar um pouco a responder.